A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva logo após o telefonema dele com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, nesta segunda-feira (6/10). Em declaração à coluna do metrópoles, Janja afirmou estar “muito orgulhosa” do marido.
“Conversei com meu marido logo após a ligação e posso afirmar que estou muito orgulhosa dele e da forma como ele tem conduzido, com muito respeito e dignidade, a relação com os Estados Unidos e com o presidente Trump”, disse a primeira-dama.
Janja não acompanhou a ligação, pois estava em trânsito para o Rio de Janeiro, onde cumpriu agendas com as ministras Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Anielle Franco (Igualdade Racial).
Detalhes da Conversa entre Lula e Trump
A conversa por telefone durou cerca de 30 minutos e foi feita por Lula do Palácio da Alvorada, em Brasília. O presidente brasileiro estava acompanhado de uma comitiva de alto nível, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Sidônio Palmeira (Secom), Mauro Vieira (Itamaraty), além do assessor especial Celso Amorim.
Durante o diálogo, Lula fez solicitações específicas a Trump:
O fim do tarifaço contra importações brasileiras.
A revogação das sanções impostas a autoridades brasileiras.
Em resposta, Trump designou o Secretário de Estado americano, Marco Rubio, para dar prosseguimento às negociações com Alckmin, Mauro Vieira e Haddad.
Os dois líderes também concordaram em se encontrar pessoalmente em breve. Lula sugeriu a Cúpula da Asean, na Malásia, como possível local para a reunião, além de reiterar o convite para Trump participar da COP30 em Belém (PA) e se dispor a viajar aos Estados Unidos para um encontro bilateral.