O Sindicato dos Urbanitários participou de audiência com o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Cícero Filho, no dia 25 de setembro, quanto tratou sobre as práticas antissindicais da Equatorial, entre elas a demissão ilegal de sindicalista.
O Sindicato apresentou as denúncias contra a empresa, deixando clara que as práticas da Equatorial são uma tentativa clara de intimidar e fragilizar a atuação sindical, condenadas pela legislação brasileira e por convenções internacionais do trabalho.
Entre os vários ataques, a demissão imotivada da sindicalista configura ataque frontal à liberdade sindical e está sendo denunciada em todas as instâncias cabíveis, incluindo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Os Urbanitários ressaltaram que a atitude da empresa representa um retrocesso histórico para os direitos trabalhistas e fere diretamente a Constituição Federal, que assegura estabilidade no emprego para dirigentes sindicais durante o exercício do mandato. Essa garantia existe justamente para proteger não apenas o representante, mas toda a categoria que ele defende.
Após ouvir as denúncias do Sindicato, o Superintendente Cícero Filho se comprometeu a mediar a situação, buscando um caminho que possa cessar as práticas antissindicais e, encontrar uma convivência harmônica, democrática e respeitosa das relações trabalhistas.
Fonte: Assessoria