Um vereador por Maceió diz que o silêncio que reina entre os principais personagens das eleições de 2026 ‘grita’ sobre como tudo está sendo combinado.
“Ninguém se ataca, todos se falam e se dão bem, sem confusão até agora, ninguém provoca ninguém, é uma pré-eleição silenciosa e pré-acertada”, entende a fonte.
De fato. Os atores estão quietos. O prefeito de Maceió, JHC, não fala sobre o tema. Deixa que algum aliado diga algo. Não confirma, nem desmente, não avança.
O senador Renan Filho disse que será candidato a governador. Não mais do que isso. Depois se aquieta e não faz articulações políticas.
Arthur Lira, que deve disputar o Senado, se movimenta com discrição. Renan Calheiros idem, de certa forma.
O presidente da Assembleia Marcelo Victor e o governador Paulo Dantas, que poderiam dizer não e ditar regras, parece que estão aceitando o jogo dos Calheiros, de Arthur e de JHC há um ano do pleito.
Nenhum personagem da eleição tenta forçar algum espaço. Mas para tudo mudar “bastaria alguém se enfezar”, avalia o vereador por Maceió.
Mas se não tiver um ‘enfezado’, entende ele, os bastidores apontam para JHC candidato a governador, Renan Calheiros e Arthur Lira para o Senado, Marcelo Victor e Paulo Dantas indicam o vice.
É uma eleição de cartas marcadas, aparentemente.
Fonte – Cada Minuto / Voney Malta