O Sistema Único de Saúde (SUS) lida, em 2025, com dois problemas no fornecimento de insulina: falhas técnicas em canetas reutilizáveis distribuídas a pacientes e a intermitência no abastecimento do medicamento Novolin® N/R Penfill no programa Farmácia Popular. As informações constam em documentos oficiais obtidos pela coluna Metrópoles.
Neste ano, o Ministério da Saúde (MS) distribuiu 2 milhões de canetas reutilizáveis da GlobalX, aprovadas pela Anvisa em agosto. Outras 1,4 milhão devem ser entregues até outubro. Porém, secretarias estaduais de saúde relataram defeitos em algumas unidades, que estão sendo recolhidas para inspeção. A empresa estuda mudanças no design, como maior transparência no suporte do carpule, substituição do sistema de trava e etiquetas que diferenciem os tipos de insulina.
Paralelamente, a Novo Nordisk informou ao governo que o fornecimento de Novolin® N/R Penfill segue instável desde o início do ano e continuará intermitente. O motivo seria a alta demanda global, somada a restrições na capacidade de produção e ao crescimento do número de pessoas com diabetes.
Apesar disso, a farmacêutica garante que está cumprindo contratos com governos em todas as esferas e investindo na expansão de fábricas e modernização das linhas de produção, com a promessa de maior estabilidade no fornecimento a médio prazo.