Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (21), revela que 65% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível, deveria abrir mão da candidatura em 2026 e apoiar outro nome. Esse resultado mostra um aumento de três pontos percentuais em comparação com o levantamento anterior, de julho. O grupo que defende a manutenção da candidatura de Bolsonaro teve uma leve queda, de 28% para 26%.
A pesquisa também perguntou quem deveria ser o candidato da direita caso Bolsonaro não concorra. Entre os eleitores que se identificam como bolsonaristas, a preferida é a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com 36%.
Outros nomes citados por esse grupo foram: Tarcísio de Freitas (governador de São Paulo), com 15%; Eduardo Bolsonaro (deputado federal), com 10%; Flávio Bolsonaro (senador) e Ratinho Jr. (governador do Paraná), ambos com 8%.
No cenário geral, que inclui todos os eleitores, Michelle Bolsonaro aparece com 16% das menções, em empate técnico com Tarcísio de Freitas (14%). Ratinho Jr. também está tecnicamente empatado com Tarcísio, com 10%. A maioria dos entrevistados (21%) disse que nenhum dos nomes apresentados deveria ser o candidato da direita.
Cenário de reeleição de Lula
A pesquisa também abordou a reeleição do presidente Lula. O resultado se manteve estável: 58% dos entrevistados acham que ele não deveria concorrer novamente, enquanto 39% são a favor da sua reeleição.
Fonte: Jornal Extra