Neste ano, Alagoas registrou 4.528 casos prováveis de dengue, 1.267 de chikungunya e 18 de zika vírus, de acordo com o Panorama Quinzenal das Arboviroses, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A Sesau também confirmou um óbito causado pela dengue.
O Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika, pode ser combatido principalmente com medidas simples de prevenção, lembra Paulo Protásio, supervisor de endemias da Sesau. Ele recomenda evitar o acúmulo de água em recipientes, manter calhas e ralos limpos e eliminar qualquer foco do mosquito dentro de casa.
O uso de repelentes também é indicado, especialmente em regiões com maior presença do inseto. Para crianças e bebês, Protásio reforça a importância de escolher produtos apropriados para cada idade.
As arboviroses geralmente se manifestam com febre alta entre dois e sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas e coceira. No entanto, os sintomas podem variar de leves a graves e, em alguns casos, a pessoa pode não apresentar sinais.
A Sesau recomenda que, ao identificar qualquer um desses sintomas, o paciente procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde equipes estão preparadas para atender casos específicos das arboviroses.