Alagoas registrou um aumento de 15,2% no saldo de crédito nos últimos doze meses, com dados de junho. O crescimento coloca o estado em segundo lugar no Nordeste, atrás apenas do Maranhão (16,5%), e bem acima da média nacional, que foi de 10,7% no período. Os dados são do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), braço de pesquisa do Banco do Nordeste (BNB).
De acordo com a análise do Etene, o crescimento do crédito em Alagoas foi impulsionado principalmente pelo setor de serviços e pelo consumo das famílias. O crédito para pessoas jurídicas no estado teve um avanço de 23,4%, enquanto para pessoas físicas o aumento foi de 12,2%.
Para o superintendente do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, o resultado mostra que o crédito está chegando ao setor produtivo, gerando impactos positivos para a economia e a criação de empregos. “Sem dúvida, o Banco do Nordeste tem grande participação nesse incremento. Em 2024, fomos responsáveis por 50% de todos os financiamentos de longo prazo e por 54% do crédito rural no estado”, destacou.
No Nordeste, o saldo total das operações de crédito atingiu R$ 943 bilhões, com um crescimento de 13,6% em doze meses. O avanço foi registrado em todos os estados da região, com o Maranhão na liderança, impulsionado pelo crédito para pessoas físicas. O estudo do Etene também mostra que o Nordeste foi a segunda região do Brasil com maior crescimento de crédito, atrás apenas do Norte (16,8%). O bom desempenho da região é atribuído a fatores como o aumento da renda, a queda no desemprego e o fortalecimento de políticas públicas de fomento.