Durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (29), a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) revelou que o principal líder da facção criminosa Comando Vermelho em Alagoas está foragido no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. O criminoso, conhecido como “99”, é alagoano e, mesmo distante, comanda ações de tráfico de drogas e homicídios na Região Metropolitana de Maceió.
A informação foi divulgada durante a apresentação da Operação Comando Vermelho 2, uma ofensiva articulada pela SSP/AL em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPAL). A operação resultou na prisão de 27 suspeitos e na expedição de 50 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão, cumpridos nas cidades de Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. Outros 22 alvos continuam foragidos.
De acordo com o secretário executivo da SSP, coronel Patrick Madeiro, a localização do líder já foi comunicada às autoridades do Rio de Janeiro, que receberam os mandados de prisão para as devidas providências.
“Esse líder da facção é um covarde que está homiziado no Rio de Janeiro, enquanto manipula criminosos daqui para executar crimes. Hoje, as polícias bateram à porta e fizeram a justiça ser cumprida. Em Alagoas, o crime organizado não se cria”, declarou Madeiro.
A operação teve como foco duas ramificações da facção que atuavam fortemente em bairros de Rio Largo, como Jarbas Oiticica e Antônio Lins, além de áreas como Mutirão, Mata do Rolo, Alto de São Miguel, Biquinha e Cucaú. As investigações também identificaram bases de apoio em Santa Luzia do Norte e Satuba.
Durante a ação, foram registrados flagrantes de tráfico, apreensões de armas e entorpecentes, inclusive em unidades do sistema prisional, de onde partiam ordens para os crimes. Parte das determinações também era enviada diretamente pelo líder foragido no Rio de Janeiro.
“A estrutura do grupo era bem organizada, mas foi desarticulada com integração entre polícias, Ministério Público e Judiciário. Eles providenciavam a distribuição de drogas e mantinham forte articulação entre os integrantes, inclusive com comunicação a partir do presídio”, afirmou Madeiro.
A SSP/AL reforçou que novas operações estão previstas para as próximas semanas e destacou que os investimentos do governo estadual em segurança pública têm resultado em avanços significativos no combate à criminalidade.