Informações publicadas nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelam que os municípios com as maiores taxas de homicídios no Brasil estão concentrados na Bahia, no Ceará e em Pernambuco — e têm em comum o avanço de facções e organizações criminosas em disputa.
Entre os seis municípios com maiores índices de violência letal no país, quatro estão localizados na Bahia e em Pernambuco. Jequié (77,6), Juazeiro (76,2) e Camaçari (74,8), todas cidades baianas, ocupam da segunda à quarta posição. Na sequência, vêm Cabo de Santo Agostinho (73,3) e São Lourenço da Mata (73,0), ambas em Pernambuco. O topo da lista, no entanto, é de Managuape, no Ceará, com 79,9 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Com 71,4 mortes violentas por 100 mil habitantes, Simões Filho (BA) ocupa a sétima posição no ranking. Logo atrás estão Caucaia (CE), com 68,7, e Maracanaú (CE), com 68,5. Já Feira de Santana, também na Bahia, encerra o top 10 das cidades mais violentas do país, com uma taxa de 65,2.
Confira a lista:
Seis dos municípios listados este ano, Camaçari, Jequié, Simões Filho, Feira de Santana, Juazeiro e Maranguape, já figuravam entre os mais violentos do país no levantamento anterior, divulgado em 2023.
Disputa de facções alavanca mortes
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apontou as principais causas que contribuem para os elevados índices de homicídios nas dez cidades com maior violência do país.
- Maranguape (CE)
- Jequié (BA)
- Juazeiro (BA)
- Camaçari (BA)
- Cabo de Santo Agostinho (PE)
- São Lourenço da Mata (PE)
- Simões Filho (BA)
- Caucaia (CE)
- Maracanaú (CE)
- Feira de Santana (BA)