Em um momento de reconstrução dentro e fora de campo, o CSA decidiu abrir sua caixa-preta e colocar as contas do clube à vista de todos. Na tarde desta segunda-feira (7), a diretoria azulina lançou oficialmente o portal da transparência, uma plataforma digital que revela os bastidores financeiros da gestão iniciada por Mírian Monte em março de 2024.
Mais do que números, o site é apresentado como um símbolo de um novo tempo: mais responsável, mais acessível e, principalmente, mais conectado com os anseios da torcida e do mercado. Pela primeira vez, torcedores, patrocinadores e parceiros podem acessar gráficos interativos com receitas, despesas, comparativos históricos e contratos de patrocínio ativos.
“Nós começamos um processo de resgate [do clube]. Mas nem sempre é o dinheiro que conta na reestruturação. É o peso do clube, a força da tradição e da torcida. E hoje, a gente tem um site que traz esse valor. E eu tenho certeza que, depois desse site, que será visto no Brasil inteiro, a gente vai ter mais carinho de patrocinadores, de investidores, de entusiastas, de torcedores e uma adesão maior de sócio”, declarou a presidente Mírian Monte.
Transparência na prática: o que mostram os dados
O portal reúne os dados financeiros de janeiro a maio de 2025. A seguir, os principais números destacados:
- Janeiro
Receitas: R$ 3,86 milhões | Despesas: R$ 1,28 milhão - Fevereiro
Receitas: R$ 988 mil | Despesas: R$ 1,43 milhão - Março
Receitas: R$ 1,58 milhão | Despesas: R$ 1,86 milhão - Abril
Receitas: R$ 3,85 milhões | Despesas: R$ 2,86 milhões - Maio
Receitas: R$ 3,15 milhões | Despesas: R$ 3,36 milhões
Entre as fontes de receita, os planos de sócios-torcedores geraram R$ 985 mil em arrecadação, reforçando o foco da atual gestão em fortalecer o vínculo com os azulinos. Já os patrocínios renderam aproximadamente R$ 2,49 milhões até maio — e a lista das empresas parceiras está disponível no próprio portal.
Em contrapartida, os salários pagos nos cinco primeiros meses do ano somaram R$ 6,61 milhões. A projeção da diretoria até dezembro é gastar mais R$ 1,30 milhão com folha de pessoal e R$ 2,05 milhões com despesas gerais.
Comunicação direta e acessível
Junto ao portal da transparência, o clube também lançou um novo site oficial. A nova página integra serviços como compra de ingressos, área do sócio-torcedor, CSA TV, loja virtual e acesso direto às redes sociais do Azulão.
Com essas medidas, o CSA busca se reconectar com a base que sustenta sua história: o torcedor. Mais do que mostrar números, a ideia é mostrar respeito — e abrir caminho para novos apoios e possibilidades.