O Governo de Alagoas deu mais um passo estratégico rumo à consolidação do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi, como novo polo de aviação comercial e executiva do estado. Na última sexta-feira (27), foi publicada, em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado (DOE), a lista das empresas autorizadas a realizar estudos de viabilidade para a operação do terminal, por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) nº 01/2025.
Iniciado em maio, o PMI permitirá que os interessados elaborem projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos para avaliar o potencial do aeroporto. Foram habilitados uma empresa pública federal, a Infra S.A., e três consórcios privados: Grupo de Consultores em Aeroportos; Consórcio Modera – Queiroz Maluf Reis – Mais Ambiental; e Consórcio Infra dos Corais. A partir da publicação, as empresas terão 90 dias para apresentar os estudos, dentro dos parâmetros definidos no edital.
De acordo com o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, o PMI é uma solução moderna que viabiliza a participação da iniciativa privada sem custos ao Estado. “Este instrumento nos permite atrair a eficiência da iniciativa privada para a elaboração dos estudos de viabilidade. Caso um desses estudos seja o escolhido, seus custos serão cobertos pela empresa que, ao final, assumir a possível concessão do aeroporto”, explicou.
Já a secretária de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Alice Beltrão, destacou a importância do novo terminal para o desenvolvimento do Litoral Norte. “Com um terminal moderno, capaz de receber aeronaves de grande porte e movimentar cargas, o aeroporto será um vetor importante de desenvolvimento, gerando emprego e renda para os alagoanos”, afirmou. Segundo ela, o PMI também representa uma forma de garantir propostas qualificadas, sustentáveis e conectadas às oportunidades futuras.
A expectativa é que o procedimento seja concluído até dezembro deste ano, quando o Governo do Estado deverá avaliar os estudos apresentados e decidir qual modelo de gestão será adotado para a operação do terminal.
O Aeroporto Costa dos Corais está sendo construído com recursos obtidos a partir de uma operação de crédito junto ao Banco do Brasil, com previsão de entrega em 2026. A estrutura contará com terminal de passageiros, heliponto, áreas para embarque e desembarque, quatro balcões de check-in, equipamento de raio-X, prédio administrativo e amplo estacionamento.
A pista de pouso e decolagem terá capacidade para aeronaves de grande porte, como os modelos Airbus A320 e Boeing 737-800, aptos a realizar voos nacionais e internacionais. Também está previsto um pátio para estacionamento de até duas aeronaves simultaneamente.
Mais informações sobre o PMI e os documentos referentes a todas as etapas do processo estão disponíveis no site oficial: www.segov.al.gov.br/pmi.