O Brasil ocupa o topo de um ranking pouco honroso: é o país com a Câmara de Deputados mais inchada do mundo. Segundo levantamento da União Interparlamentar (Inter-Parliamentary Union), a Casa Legislativa brasileira conta com 14.001 funcionários — número que supera o de qualquer outro parlamento no planeta.
Os dados, divulgados pelo blog de Fernando Nakagawa, no portal da CNN, revelam que esse cenário já se consolidava antes mesmo da recente ampliação no número de parlamentares. O estudo também destaca que, além da quantidade de servidores, a Câmara do Brasil lidera em custos, sendo proporcionalmente a mais cara entre os parlamentos analisados.
Para efeito de comparação, o orçamento anual da Câmara brasileira é 72% maior do que o da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, segunda colocada no ranking. O contraste impressiona, especialmente considerando que o Legislativo americano representa uma população quase 60% maior que a brasileira.
“Uma pesquisa da Inter-Parliamentary Union, organização internacional que reúne os parlamentos de vários países, aponta que o Brasil tem a Câmara de Deputados com mais funcionários no mundo: 14.001”, destaca o trecho do levantamento citado por Nakagawa.
A análise internacional reacende o debate sobre os gastos públicos com o Legislativo brasileiro e levanta questionamentos sobre a eficiência administrativa da Câmara diante de um cenário de constantes ajustes fiscais no país.