O deputado federal Marx Beltrão (PP) reafirmou nesta terça-feira (20) que vai seguir empenhado em busca da aprovação do projeto de lei (PL 6178/23) direcionado à garantia de saúde rápida e efetiva para os idosos de Alagoas e do Brasil. A matéria, de autoria do próprio Marx, cria no Sistema Único de Saúde (SUS) o programa Exames da Melhor Idade, com o objetivo de prevenir e diagnosticar de forma mais rápida doenças e problemas de saúde em pessoas idosas.
“Muita gente só procura o médico quando a situação já está difícil. E com os nossos idosos isso é ainda mais preocupante. Por isso, apresentei um projeto de lei que cria um programa no SUS para acompanhar de perto a saúde das pessoas idosas. A ideia é simples: prevenir doenças, fazer exames com frequência e garantir mais dignidade pra quem tanto já fez por todos nós. Esta proposta já foi aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara e vamos seguir lutando pra que ela vire lei em todo o Brasil”, destacou Marx.
O projeto, que altera o Estatuto da Pessoa Idosa, determina que os exames sigam protocolos clínicos e considerem o histórico e o quadro geral do paciente. O Programa deverá avaliar ainda a saúde psicológica e a situação vacinal das pessoas idosas. “O objetivo final é criar um serviço de avaliações regulares de saúde para os idosos de todo o país, permitindo a detecção precoce de doenças e favorecendo intervenções preventivas eficazes junto a este público”, explicou ainda Beltrão. “Essa estratégia aumenta o contato da pessoa idosa com os serviços de atenção primária e cria oportunidades para a promoção da saúde deste público como um todo”, afirmou o parlamentar.