O encontro entre a ex-senadora por Alagoas Heloísa Helena e o ex-deputado federal Regis Cavalcante ocorreu em Brasília, na quarta-feira (14).
Ela estava acompanhada por dirigentes do partido Rede Sustentabilidade. Ele, como secretário nacional do Cidadania, participava ainda de reuniões sobre a federação partidária com o PSB.
Os dois participaram do mesmo evento: o lançamento do livro do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e publicaram fotos em suas redes sociais.
Essas discussões revelam que os partidos de centro-esquerda dialogam sobre a construção de alianças via federação partidária para as eleições de 2026.
Mais de 14 diretórios do Cidadania aceitam a federação com o PSB. A expectativa é que até a primeira quinzena de junho haja uma conclusão, acredita Regis.
O ex-deputado federal diz ainda que as conversas também ocorrem com o PV e o PDT, todas siglas com identificação ideológica semelhante.
“Ou fazemos a federação partidária ou os pequenos partidos vão para ‘clandestinidade’ porque ficaremos sem voz por causa da cláusula de barreira”, explica o secretário-geral do Cidadania.
É que para um partido ter acesso a recursos do fundo partidário, ter liderança na Câmara, entre outras questões, precisa conquistar na eleição pelo menos 2,5% dos votos em no mínimo 9 estados.
A federação entre Cidadania e PSB está bem avançada. As conversações com e entre PV, PDT e Rede serão intensificadas.
A corrida eleitoral em 2026 visa superar a cláusula de barreira e ter uma bancada que possibilite as siglas a existir e sobreviver na Câmara Federal.
Fonte – Cada Minuto / Voney Malta