No geral, em fevereiro de 2025, a procura dos consumidores por crédito registrou alta de 12,2%
A demanda por crédito em Alagoas caiu de 24,0% em fevereiro de 2024 para 8,3% no mesmo mês de 2025, segundo dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian. A retração de 15,7 pontos percentuais foi a segunda maior registrada entre os estados da região Nordeste, ficando atrás apenas da Paraíba, que teve queda de 20,4% para 4,5%.
Ao analisar todas as Unidades Federativas, o levantamento aponta que Alagoas teve a oitava menor porcentagem.
Todos os estados nordestinos apresentaram recuo na busca por recursos financeiros no comparativo anual. No Maranhão, por exemplo, a demanda caiu de 14,4% para 12,5%. Em Pernambuco, o indicador passou de 13,8% para 10,3%.
Na análise nacional, no entanto, houve aumento de 12,2% na procura por crédito em fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo a Serasa Experian, esse crescimento foi impulsionado principalmente pelas faixas de menor renda.
A tabela com os percentuais da região Nordeste mostra o comportamento da demanda por estado, destacando o contraste entre os dados nacionais e a tendência de queda no Nordeste.
Fonte: Jornal Extra