O deputado estadual Delegado Leonam (União Brasil) cobrou nesta quarta-feira, 30, um pronunciamento do Governo do Estado em relação ao cumprimento de um acordo firmado há dois anos com os policiais civis. O compromisso prevê o pagamento proporcional às horas trabalhadas pela categoria, mas até o momento não foi efetivado.
Segundo o parlamentar, o próprio governador reconheceu o direito dos servidores e prometeu implantar o benefício, porém, sucessivos adiamentos têm gerado insatisfação e mobilizações por parte dos policiais.
“Essa é uma promessa feita pelo governo, que precisa sair do papel. Os policiais civis de Alagoas não aguentam mais esperar por um direito que já foi reconhecido publicamente. É uma questão de justiça e respeito à categoria”, afirmou o deputado Delegado Leonam.
Em protesto pela demora no cumprimento do acordo, policiais civis ocuparam a sede da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). De acordo com os manifestantes, até o momento nenhum representante do governo se pronunciou oficialmente ou recebeu a comissão dos policiais.
A principal reivindicação da categoria é a implantação da majoração da carga horária, com pagamento proporcional para todos os integrantes da Polícia Civil. Além disso, os profissionais exigem mais valorização e reconhecimento por parte do Estado.
“O silêncio do Governo é inaceitável. Esses profissionais estão em busca de diálogo e de um tratamento digno. A mobilização só será encerrada após uma reunião com a secretária Paula Dantas, e isso precisa acontecer o quanto antes”, destacou Leonam.
O deputado reiterou que continuará acompanhando de perto a situação e pressionando o governo para que honre o compromisso assumido com os policiais civis. “Estamos do lado da categoria e vamos seguir cobrando. Não se trata apenas de uma pauta salarial, mas de valorização de quem arrisca a vida diariamente para garantir a segurança da população alagoana”, destacou.