A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) lançou um novo serviço para acionamento de emergências. Agora, além do tradicional telefone 190, a população pode solicitar atendimento policial através do site 190.seguranca.al.gov.br. A plataforma funciona 24 horas por dia e foi criada para ser uma alternativa ao contato telefônico, especialmente em locais com sinal de celular fraco ou para pessoas com dificuldades de comunicação.
O novo sistema conta com uma triagem feita por agentes do Programa Ronda no Bairro. Esses agentes avaliam os chamados de urgência e os encaminham diretamente para as mesas de despacho das unidades da Polícia Militar responsáveis pelo patrulhamento das áreas.
A plataforma também foi desenvolvida com recursos de acessibilidade, incluindo tradução de textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com o apoio do Hand Talk, garantindo que pessoas com deficiência auditiva tenham acesso total à informação.
Confira o passo a passo para solicitar ajuda online:
Acesse o site 190.seguranca.al.gov.br e digite o código de segurança.
Selecione o tipo de ocorrência que você está presenciando.
Preencha os dados do endereço da ocorrência.
Inclua suas informações pessoais e um telefone para contato, caso necessário.
Descreva o ocorrido e envie a solicitação. A ocorrência será direcionada para as equipes policiais mais próximas.
Vale lembrar que passar trote é crime. O autor de falsa ocorrência pode ser punido com detenção de um a seis meses, além de multa.
A SSP/AL também reforça que o canal Disque Denúncia permanece ativo para situações não emergenciais. Denúncias anônimas e gratuitas de crimes como homicídios, tráfico de drogas e roubos podem ser feitas pelo site disquedenuncia.seguranca.al.gov.br, pelo telefone 181 ou pelo aplicativo Disque Denúncia Alagoas.













