Discurso do deputado federal Severino Pessoa (Republicanos) levantou suspeita de que ele poderia ter utilizado sua influência política para interferir da liberação de recursos para obras em Arapiraca, durante a gestão do prefeito Rogério Teófilo, falecido em agosto e de ter utilizado esse ‘poder’ para destravar recursos em benefício de sua esposa, a prefeita Fabiana Pessoa.
Durante a convenção partidária que escolheu Fabiana – que foi empossada prefeita após o falecimento de Rogério – como candidata à reeleição, o deputado federal falou claramente que ele havia “destravado” R$ 50 milhões para obra no município, como é possível ver no vídeo abaixo.
No mesmo trecho, ele admite que o recurso esteve “travado” durante os três anos e meio de mandato de Rogério Teófilo. Em contato com a reportagem do 7Segundos, o filho do prefeito falecido, Moacir Teófilo declarou que, de fato, o recurso permaneceu bloqueado e que, na época, nem Severino Pessoa e nenhum outro parlamentar alagoano se mobilizou para destravar o recurso.
“Esses R$ 50 milhões eram destinados a uma grande obra de pavimentação em Arapiraca, que incluía vários bairros e era um projeto que meu pai, o prefeito Rogério Teófilo, se empenhou muito, mas não conseguiu colocar em prática. Ele viajou várias vezes a Brasília, obteve o aceno que o recurso seria liberado, fez o projeto e licitou. Ele chegou até mesmo a anunciar a obra, que iria beneficiar os moradores do Verdes Campos, Canafístula, Novo Horizonte, entre outros que não lembro agora. Só que veio a pandemia e esses recursos não foram liberados. Na época, nenhum parlamentar de Alagoas se mobilizou para tentar destravar esse recurso”, declarou.
Moacir Teófilo disse também que se Severino Pessoa buscou a liberação dos recursos depois de ter a esposa empossada como prefeita de Arapiraca, também poderia ter feito antes. “Essa obra traz muitos benefícios e atende a um desejo muito forte da população. Se o deputado pensasse na importância e no benefício para o povo, ele teria ter buscado destravar na época, mas o distanciamento político com meu pai falou mais alto. Mesmo assim, parece que ele percebeu que destravar as obras não é tão simples. Ele não conseguiu transformar a cidade em canteiro de obras em oito dias, como falou”, ressaltou.
“Invasão das máquinas”
Ao tomar para si o crédito de destravar recursos federais para obras em Arapiraca, Severino Pessoa afirmou ainda que em pouco tempo o município passaria por uma ‘invasão de máquinas’.
“Daqui oito dias, as máquinas vão invadir Arapiraca”, declarou, no dia 16 de setembro durante a convenção do Republicanos, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores. E em outro trecho do mesmo discurso, disse ainda que as obras que em três anos e meio não teriam sido executadas – devido os recursos travados – seriam vistas em 90 dias.
Não precisa andar muito por Arapiraca para saber que essa ‘invasão de máquinas’ não aconteceu até o momento. Fora as obras de revitalização do Centro Novo, iniciadas sem consenso entre os empresários locais, pouco se vê de obras em execução.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do deputado Severino Pessoa, que encaminhou a seguinte nota:
Em meados do mês de agosto, assim que a prefeita Fabiana Pessoa tomou posse, o deputado federal Severino Pessoa recebeu da nova gestão um levantamento atualizado com relação às obras que foram encontradas paralisadas ou que não haviam sido iniciadas devido a entraves nos ministérios.
Na condição de representante de Arapiraca na Câmara Federal, o deputado pontou todas as informações e foi até Brasília, inclusive acompanhado da própria prefeita, onde visitaram os ministérios e conseguiram destravar recursos importantes para melhorias na infraestrutura e qualidade de vida dos arapiraquenses.
Fonte – 7 Segundos

