O cuidado com a saúde dos alagoanos segue avançando. Na quarta-feira (11), o bairro do Benedito Bentes, localizado na parte alta de Maceió, recebeu um novo Ambulatório Oncológico. O ambulatório irá funcionar na Clínica da Família José Aprígio Vilela e irá atender os pacientes com câncer que aguardam por assistência na fila de espera do SUS.

O novo ambulatório faz parte do Plano Emergencial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL) para zerar a fila de cirurgias oncológicas pendentes. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Gustavo Pontes, a fila foi detectada pela Sesau junto à Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL). “São em torno de 270 pacientes já identificados. Serão agendadas consultas, exames complementares de média e alta complexidade, como ressonância magnética e ultrassonografia, além de cirurgias”, disse.

O secretário ainda falou sobre o tratamento de quimioterapia e radioterapia. “De acordo com portaria, esses tratamentos são de responsabilidade do município. Nós encaminharemos os pacientes e fiscalizaremos a realização desses procedimentos”, explicou.

De acordo com o secretário executivo de Regularização e Gestão, Igor Monteiro, a regulação estadual irá trabalhar pela promoção e articulação em toda a rede hospitalar do estado, pra que os pacientes recebam o diagnóstico necessário. “Iremos entrar em contato com esses pacientes para que eles venham até o serviço, passem pela consulta em oncologia clínica, sejam direcionados para que tenham encaminhamento ao procedimento cirúrgico e, posteriormente, ao tratamento”, explicou.

Ainda na quarta-feira, a Sesau também realizou o Dia D da Campanha de Multivacinação, que teve como objetivo atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Foram disponibilizadas, para os 102 municípios alagoanos, mais de 370 mil doses de todas as vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Share.
Exit mobile version