A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (4) duas operações para combater crimes envolvendo divulgação ilegal de imagens íntimas e ameaças com apologia ao nazismo.
Operação Poditor
A primeira ação mira um homem suspeito de produzir, armazenar e compartilhar fotos e vídeos íntimos de mulheres sem consentimento. Segundo a PF, o investigado mantinha relacionamentos virtuais com as vítimas e guardava o material de forma clandestina, que depois era enviado a sites internacionais de pornografia.
As imagens foram obtidas em São Paulo, no Rio de Janeiro e até no exterior. As vítimas acreditavam estar em um ambiente seguro, mas tiveram sua privacidade violada.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os agentes recolheram celulares, computadores, mídias e outros dispositivos usados no esquema ilegal.
Operação Valquíria
Também nesta manhã, a PF iniciou na Bahia a Operação Valquíria, que apura o envio de e-mails com ameaças a universidades federais e mensagens de exaltação ao nazismo.
As investigações levaram à identificação do principal suspeito. Além da Bahia, diligências foram realizadas em Belo Horizonte (MG).
As duas operações seguem em andamento.

