Um montanhista que auxiliou nas operações de busca e resgate de Juliana Marins, jovem brasileira de 26 anos que faleceu após cair durante uma trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia, publicou um relato nas redes sociais nesta quarta-feira (25/6), no qual lamenta a morte da vítima.
“Não pude fazer muito, só consegui ajudar desta forma. Que suas boas ações sejam aceitas por Ele. Amém”, escreveu o montanhista em uma postagem no Instagram, que foi removida posteriormente.
No relato, ele também compartilhou imagens do local da escalada, exibindo as condições climáticas adversas, como neblina densa, e a distância até o topo do vulcão. A publicação gerou manifestações de agradecimento de internautas brasileiros.
Caso Juliana Marins
Juliana Marins estava realizando um mochilão pela Ásia e fazia a trilha do vulcão Rinjani, na ilha de Lombok, acompanhada de outros turistas, quando escorregou e caiu em uma vala. Ela foi encontrada a cerca de 300 metros de distância do grupo.
Embora informações preliminares tenham indicado que Juliana teria recebido socorro no local, a família da jovem negou essas informações. O resgate foi interrompido na segunda-feira (23/6) devido às condições climáticas, e o corpo foi encontrado somente na terça-feira (24/6).
Operação de resgate
O corpo de Juliana foi localizado por um socorrista voluntário a aproximadamente 600 metros de profundidade. Devido ao mau tempo, a retirada do corpo foi realizada por meio de cordas, pois o uso de helicóptero foi inviabilizado.
A Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia ressaltou que o Monte Rinjani é um local de turismo extremo, e pediu respeito às equipes de resgate. Em comunicado, os socorristas solicitaram que a população compreenda os riscos da atividade e evite culpabilizar os profissionais envolvidos.
Repercussão
Segundo brasileiros que acompanharam o resgate, havia suspeita de que Juliana estivesse em uma posição ainda mais profunda, cerca de 950 metros, mas isso não foi confirmado.
Nas redes sociais, amigos e familiares da jovem manifestaram luto e tristeza pela perda, com mensagens emocionadas e homenagens.