O lobista Gilberto Henrique Horta de Carvalho foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (17), em operação que investiga fraude no setor de mineração em Minas Gerais. Há indícios de que haja ligações com o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Tanto Nikolas quanto Bolsonaro apoiaram o lobista em 2023 para a presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Bolsonaro chegou a receber Gilberto em Brasília e gravou um vídeo declarando apoio à Gilberto.
Já com Nikolas, o deputado aparece em fotos ao lado do lobista durante a posse de Donald Trump nos EUA, em janeiro de 2025. Gilberto também atuou como assessor no gabinete do vereador de Belo Horizonte Uner Augusto (PL), aliado de Nikolas.
Para a coluna de Igor Gadelha, Nikolas afirmou que Gilberto é apenas um “apoiador” e disse que não estava “nem sabendo” da prisão do lobista. O deputado também normalizou o fato de um de seus advogados estarem atuando na defesa de Gilberto na operação desta quarta-feira.
“É o trabalho de advogado. Imagina ter só eu de cliente. Ele tem escritório de advocacia”, destacou.
Fonte: Metrópoles