Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 16 novembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»Política»Líder do PL espera alcançar 308 votos para aprovar projeto de anistia na Câmara
    Política

    Líder do PL espera alcançar 308 votos para aprovar projeto de anistia na Câmara

    2025-03-17T08:50:13-03:000000001331202503

    O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que espera obter 308 votos a favor do projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.

    De acordo com os cálculos do partido, o projeto já conta com o apoio de mais de 250 deputados. Para aprovar um projeto de lei ordinário na Câmara, são necessários 257 votos. Sóstenes afirmou que atingir o quórum de 308 votos – quantidade necessária para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) – enviaria uma mensagem ao Supremo Tribunal Federal (STF). Existe uma preocupação de que a Corte declare o projeto de anistia como inconstitucional.

    “Vou trabalhar muito para alcançar 308 votos para a anistia para termos quórum de PEC e deixar o recado ao STF. Se quiserem declarar inconstitucional, aprovamos uma PEC em seguida”, disse Sóstenes à CNN.

    Segundo o líder, nesta semana, ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estarão focados quase que exclusivamente em consolidar apoios ao texto.

    Além dos votos do PL, o líder do partido de Bolsonaro afirma contar com o apoio de deputados do Progressistas, União Brasil, PSD, Podemos, MDB e Solidariedade. Nesta semana, Bolsonaro ainda aguarda uma resposta do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), que se comprometeu a avaliar a posição da bancada. O Republicanos é o partido do presidente da Câmara, Hugo Motta (PB).

    Em um evento no Rio de Janeiro na manhã de domingo (16), Sóstenes confirmou que pretende protocolar o pedido de urgência para o projeto de anistia ainda nesta semana. A informação havia sido antecipada pela CNN na sexta-feira (14).

    “Estou assumindo aqui o compromisso com todos vocês de que nesta semana, quinta-feira (20), na reunião do colégio de líderes, nós vamos dar entrada com a minha assinatura e dos 92 deputados do PL e de vários outros partidos que eles vão ficar surpresos, para que nós possamos pedir a urgência do PL da Anistia para entrar na pauta na semana que vem”, afirmou.

    Durante a manifestação na orla de Copacabana, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que o presidente do PSD, Gilberto Kassab, é a favor da proposta. Quando procurado, Kassab não fez comentários.

    “E deixo claro aqui, esse 50% [de apoio ao projeto] não é PL, não. Tem gente boa em todos os partidos. Eu, inclusive, há poucos dias tive um velho problema e resolvi com o Kassab, em São Paulo. Ele está ao nosso lado com a sua bancada para aprovar a anistia em Brasília. Todos os partidos estão vindo”, afirmou durante ato pela aprovação da proposta, no Rio de Janeiro.

    O partido de Bolsonaro espera contar com pelo menos 80% dos votos da bancada do PSD. No entanto, como revelou a CNN, deputados do PSD indicam divergências em relação ao projeto que concede perdão aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.