Os prefeitos alagoanos se reuniram na manhã desta segunda-feira, 04, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, para discutir os próximos passos para a reconstrução dos municípios após as fortes chuvas que caíram nos últimos dias.

Mais de 50 gestores estiveram reunidos com membros do Governo de Alagoas e outros órgãos como a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Casal, DER e Gabinete Civil para realizarem um balanço dos estragos deixados pelas inundações e cheias dos rios.

Os municípios alagoanos passam por um 3º período de fortes chuvas apenas em 2022. As primeiras chuvas caíram no final do mês de maio deixando 33 municípios em situação de emergência, durante o mês de junho mais uma temporada de chuva causou estragos nos municípios e agora, no início do mês de julho, 51 cidades são atingidas com os temporais.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil,  mais de 47 mil alagoanos estão desabrigados e outras 8.880 pessoas estão desalojadas nos 51 municípios com situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Hugo Wanderley, falou do importante papel daquele encontro para definir estratégias para construir uma rede de apoio entre os municípios, colaborando e integrando para amenizar os efeitos das chuvas.

“Os gestores estão focados em salvaguardar e preservar vidas, essa é a questão mais importante, retirar as pessoas das áreas de riscos. O segundo passo é abraçar os afetados e incentivarmos as doações de mantimentos como água potável, alimentos não-perecíveis, cobertores, itens de higiene pessoal e outros, para assim pensarmos na questão da infraestrutura”, afirmou Wanderley.

Fonte – É assim

#politica #politicaalagoana

Share.
Exit mobile version