A Assembleia Legislativa de Alagoas recebeu, nesta quinta-feira (20), duas importantes iniciativas do deputado estadual Sílvio Camelo (PV) em reconhecimento à excelência científica brasileira. O parlamentar protocolou um Projeto de Lei concedendo o Título de Cidadã Honorária do Estado de Alagoas à pesquisadora Dra. Tatiana Sampaio, além de requerer a aprovação de uma Moção de Aplausos pelos relevantes serviços prestados à ciência nacional e internacional.
No Projeto de Lei apresentado, o deputado destaca os “relevantes serviços científicos prestados ao povo alagoano, brasileiro e mundial”, reforçando o impacto das pesquisas desenvolvidas pela cientista. Já no requerimento da Moção de Aplausos, Sílvio Camelo ressalta a trajetória acadêmica da pesquisadora, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) e doutora em Ciências. Atualmente, Tatiana Sampaio chefia o Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular no Instituto de Ciências Biomédicas, onde desenvolve estudos voltados à regeneração do sistema nervoso.
A homenagem se justifica pelos avanços da pesquisadora em pesquisas baseadas na laminina, proteína capaz de reorganizar tecidos neurais, que resultaram na criação da polilaminina, medicamento experimental aplicado diretamente na coluna vertebral e considerado promissor no tratamento de lesões medulares. Ao propor o título e a moção, o deputado destacou a importância do reconhecimento: “A Dra. Tatiana honra o Brasil com uma pesquisa que salva vidas e devolve esperança a milhares de pessoas. Alagoas não poderia deixar de reconhecer esse trabalho extraordinário. Ao conceder o título de cidadã honorária e a moção de aplausos, estamos celebrando a ciência brasileira e mostrando que nosso Estado valoriza quem transforma conhecimento em esperança para a humanidade.”

