Iniciou nesta quarta-feira (3), uma ação nos bairros atingidos pelo afundamento dos solos em Maceió. A operação está sendo chefiada pelo Exército Brasileiro e coordenada pela Defesa Civil de Maceió. Os eventos devem prosseguir até a próxima sexta (5).
A medida visa a integração entre agências municipais, estaduais e federais no enfrentamento ao desastre. Na quinta-feira (4), ocorrerá um exercício simulado de evacuação de edificação, além do resgate de feridos por soterramento. O coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, falou sobre a importância da ação: “O Plano de Contingência é claro sobre a participação de cada órgão, onde cada um faz o que é a sua atribuição e usa sua experiência de forma eficaz. Mas precisamos simular essas situações para entender quais são as principais dificuldades para dar as respostar numa possível catástrofe”, disse.
Já o general Vinicius Martinelli, comandante da 7ª Divisão do Exército, com sede em Recife, explica que a Operação Alagoas 2 ocorre como parte da conclusão do exercício da Operação Guararapes. “A Operação Alagoas 2, embora não seja um exercício de guerra, nos dá a oportunidade de atuar numa situação de trazer a normalidade numa área afetada. Nós agradecemos a oportunidade de compartilhar conosco da Operação Guararapes a oportunidade de participar desse adestramento que, neste momento não é possível em nenhum outro estado da federação”, concluiu o general.
Também participarão da ação a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió, Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Grupamento Aéreo, Aeronáutica, Marinha, CBTU, Algás, Equatorial, Casal e BRK.
Fonte – Extra
