Um motorista de caminhão foi submetido a um assalto seguido de sequestro na manhã desta quarta-feira (12) no Rodoanel Mário Covas, apresentando crise psicológica durante o resgate realizado por um agente do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). O homem permaneceu amarrado a um objeto suspeito, que foi posteriormente confirmado pela Polícia Militar como um simulacro de artefato explosivo, a partir das 5h30.
De acordo com as autoridades, o indivíduo será encaminhado para avaliação especializada e receberá atendimento psicológico adequado. Durante a operação de resgate, por volta das 9h, o caminhoneiro desmaiou e caiu da cabine do veículo.
O motorista relatou à polícia que foi abordado por três criminosos, que após o assalto o forçaram a deixar o caminhão bloqueando a via. Os suspeitos conseguiram fugir do local antes da chegada das equipes policiais.
O Gate foi acionado às 8h24, contando com o apoio de um helicóptero Águia da Polícia Militar para as operações de atendimento. Testemunhas que passavam pelo local tentaram prestar os primeiros socorros ao motorista antes da chegada das autoridades, conforme registrado em material audiovisual obtido pela reportagem.
O veículo envolvido pertence à Sitrex, empresa de logística especializada em comércio exterior com atuação nas rotas Brasil-Bolívia-Paraguai, além de Argentina e Chile.
Impacto no tráfego e normalização
O bloqueio da pista resultou em um congestionamento superior a 20 quilômetros, com a interdição total do sentido Rodovia Presidente Dutra. O Centro de Controle de Informações da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) registrou congestionamento no sentido externo (interior paulista) entre os quilômetros 23 e 44, e tráfego lento no sentido oposto (litoral) entre os quilômetros 57 e 44.
Às 10h15, o caminhão foi removido da pista, com a liberação total do tráfego ocorrendo às 10h30, conforme informado pela concessionária SPMar. Após a normalização, permanecia congestionamento no sentido interno entre os quilômetros 58 e 44, e no sentido externo entre os quilômetros 30 e 44.













