Durante a sessão ordinária realizada na última quinta-feira (18), os deputados estaduais analisaram 23 matérias que estavam na pauta da Assembleia Legislativa. Entre os itens apreciados, recebeu destaque o Projeto de Lei Ordinária nº 1336/2025, que garante prioridade no agendamento de consultas, exames e tratamentos para pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer. A proposta, de autoria do deputado Fernando Pereira (Progressistas), foi aprovada em segundo turno.
Pelo texto aprovado, planos e seguros privados de saúde, além de unidades públicas e privadas que prestam serviços na área da saúde, deverão adotar medidas para assegurar atendimento prioritário aos pacientes oncológicos. O objetivo é reduzir o tempo de espera e evitar que atrasos no diagnóstico ou no tratamento agravem o quadro clínico dos pacientes.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa busca garantir mais agilidade no acesso aos serviços de saúde, aumentando as chances de sucesso no tratamento e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Fernando Pereira também ressaltou que a medida pode contribuir para a redução de custos futuros, ao evitar procedimentos mais complexos decorrentes da demora no atendimento.
Com a aprovação em segunda votação, o projeto segue agora para análise do Poder Executivo, que decidirá sobre a sanção da nova legislação.

