Está nas mãos – ou melhor na cabeça – de Luciano Barbosa (MDB) a decisão que poderá mudar os rumos da política alagoana em duas eleições.

O vice-governador tem em 2020 a opção de disputar a prefeitura de Arapiraca. Seria dele o nome, no novo cenário, capaz de vencer na segunda maior cidade do Estado contra a atual prefeita do município, Fabiana Pessoa (Republicanos).

Decida o que decidir, a escolha de Luciano Barbosa terá implicações em 2022.

Uma disputa contra Fabiana o deixaria automaticamente fora da sucessão do governador Renan Filho (MDB).

Se ganhar em 2020, Barbosa deixa o cargo de vice. Com isso, um novo cenário estadual será traçado.

Para disputar as eleições de 2022, Renan Filho terá que negociar com o grupo de Marcelo Victor (Solidariedade) e Arthur Lira (PP-AL) a eleição indireta de um sucessor na Assembleia Legislativa de Alagoas.

Se for candidato em Arapiraca e perder, Barbosa mantém a vice, mas perde a competitividade para disputar a reeleição mesmo assumindo o governo por 9 meses.

Nesse cenário, uma eventual candidatura de Renan Filho teria a seu favor um aliado com a “caneta na mão”.

O outro cenário é mais aberto. Luciano Barbosa não concorre a prefeitura este ano e passa a ser o nome do grupo do governo para disputar a sucessão de Renan Filho em 2022.

Consolidar a candidatura dependeria não só da avaliação do governo, mas também do desempenho do próprio Luciano, que tem estilo próprio tanto na articulação política quanto na comunicação.

O que Barbosa vai decidir? Essa resposta nem ele próprio tem no momento. Mas seja o que for, o vice-governador terá pouco tempo para “bater o martelo”.

A escolha precisa ser tomada dentro do prazo das convenções, que serão realizadas entre 31 de agosto e 16 de setembro.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior

#politica #politicaalagoana

Share.
Exit mobile version